Nascido na cultura skatista e considerado uma contravenção até hoje pelos mais conservadores, o grafite ganhou status de arte moderna há quase uma década – e já é encontrado até em renomadas galerias no Brasil e no mundo. No Rio de Janeiro, ele é uma das principais formas de expressão artística da cultura jovem e atrai cada vez mais a atenção de turistas e moradores. Confira alguns dos locais com grande concentração desses desenhos, monte seu roteiro de visita e prepare a câmera.
PRAÇA MAUÁ
Revitalizada com a inauguração do Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã, a Zona Portuária, no centro do Rio, possui enorme concentração de arte de rua. Uma das mais conhecidas é o mural entre as ruas Sacadura Cabral e Coelho e Castro. Considerado o maior grafite do Rio de Janeiro, a obra leva a assinatura do artista plástico Toz (codinome de Tomaz Viana), tem 30 metros de altura por 70 metros de largura e consumiu nada menos que 1.500 latas de tinta.
JARDIM BOTÂNICO
Com programação voltada para as artes visuais, o Parque Lage é também um conhecido ponto de início para observar arte urbana na região do Jardim Botânico. Saindo do parque em direção ao Jardim, é possível acompanhar as criações de artistas como Toz, Wark e Bigod, entre outros que se revezam na região. Próximo dali, o túnel Rebouças costuma receber inúmeras intervenções, como o Paginário – mural com páginas de livros feito com a ajuda de alunos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Outros grafites também podem ser observados em frente ao Jardim Botânico e na avenida Borges de Medeiros, à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas.
SANTA TEREZA
Uma das intervenções mais icônicas do bairro é a escadaria que liga o bairro de Fátima a Santa Teresa, na rua Monte Alegre. Ali, o grupo SerHubano organizou a pintura de uma enorme e colorida Carmen Miranda – uma obra literalmente feita da noite para o dia. Quatro meses depois, foi a vez da escadaria da Praça Presidente Aguirre Cerda, que recebeu a imagem de Grande Otelo. Ainda em Santa Teresa, o Morro dos Prazeres possui o projeto Caminho do Grafite, que leva turistas para conhecer as principais obras entre as ruas e becos da região.
LAPA
O bairro mais boêmio do Rio de Janeiro também possui alguns dos grafites mais interessantes da cidade. Um deles, chamado “Liberte Seus Sonhos”, foi criado pela artista Gabriele Valente Feliz e convida as pessoas a escrever na parede quais são seus maiores desejos. Outras obras igualmente atraentes podem ser observadas principalmente na área dos Aquedutos, na região da Praça Cardeal Câmara.
Para saber mais Os apreciadores de grafite sabem que esse tipo de arte costuma durar pouco tempo nas ruas. Chuva, limpezas periódicas da Prefeitura (que, muitas vezes, não reconhece as intervenções como arte) e até novos grafites acabam apagando outras obras. Para mapear as intervenções e garantir que nenhum trabalho se perca, o site #StreetArtRio conta com mais de mil colaboradores, que enviam registros dos desenhos e informam onde eles estão. O resultado é um mapa em constante evolução com mais de 13 mil imagens.
Saiba mais em: www.streetartrio.com.br
Fonte: Isto É