O Jazz Livre! desta terça (01) fala sobre um dos berços do jazz no Brasil: os festivais. E o Rio de Janeiro recebe e promove vários festivais que já são tradição e que também renovam o cenário do jazz. A seleção musical fica por conta das participações especialíssimas dos músicos convidados, sejam eles ícones do jazz ou ainda talentos menos conhecidos.
Realizada em 2001 e 2002 nas praias de Rio das Ostras, o Projeto Rio das Ostras Instrumental foi a série de apresentações mensais que deu origem ao Festival de Rio das Ostras. A receptividade do público foi tão boa, e a quantidade de turistas na cidade aumentou tanto, que a iniciativa também cresceu. O caminho escolhido foi apostar em uma programação de alto nível, que atendesse ao público local e incrementasse o turismo.// O primeiro Festival, aconteceu em 2003 com a participação de Nuno Mindelis, Blues Etílicos, Baseado em Blues, Yamandu Costa e Kenny Brown, entre outros grandes nomes. O Festival atraiu um grande público para as jam sessions e para os palcos montados nas praias da região.
Já o Bourbon Festival Paraty chegou a sua nona edição em 2017. O evento aconteceu de 9 a 11 de junho deste ano, com shows gratuitos ao longo de toda a programação. Considerado um dos eventos mais importantes dentro do calendário artístico, cultural e turístico da cidade, o projeto cresceu e alcançou grande sucesso. Depois de 8 anos de existência, com público que atingiu cerca de 30 mil pessoas e ocupação hoteleira máxima, o Festival manteve seu patamar de qualidade e trouxe convidados muito especiais. Em 2017, sua nona edição, o Bourbon Festival trouxe atrações internacionais como Wallace Roney Quintet, Joe Louis Walker e Gregoire Maret e os brasileiros Mestrinho e seu acordeon, os baixistas Pipoquinha e Thiago Espírito Santo, e a Hammond Grooves.
O Festival do Porto aconteceu durante todo o ano de 2015 e movimentou a zona portuária do Rio de Janeiro, área recém-revitalizada, em sua primeira edição. O evento múltiplo de música, gastronomia e capacitação trouxe uma ampla programação cultural gratuita da cidade. Em todo último sábado do mês, a partir do dia 31 de janeiro de 2015, espaços públicos e praças da área recebem artistas consagrados como Leo Gandelman, Blues Etílicos, Taryn Spilzman e Mauro Senise.
E o nosso último evento em destaque é o Brasil Jazz Fest. Sob curadoria do jornalista, crítico e escritor Zuza Homem de Mello, do músico e produtor musical Zé Nogueira, e do produtor Pedrinho Albuquerque, o Brasil Jazz Fest foi criado originalmente em 1985 pelas irmãs Sylvia e Monique Gardenberg. O festival ocupa as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e é o original Free Jazz. A programação já contou com as presenças do pianista Herbie Hancock e o saxofonista Wayne Shorter, dois dos remanescentes do célebre quinteto de Miles Davis nos anos 1970, o grupo americano The Cookers, o quarteto do saxofonista porto-riquenho Miguel Zenón, além dos trios do pianista norueguês Tord Gustavsen e do brasileiro André MehmariI. Somado a isso, destaque para um concerto especial com Wynton Marsalis e a Jazz at Lincoln Center Orchestra.
Você pode e deve contribuir com o Jazz Livre!: envie sua sugestão para a CAO, a Central de Atendimento ao Ouvinte, pelo telefone 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.
O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 23h, pela Rádio MEC FM; e quinta-feira, às 22h05 pela Rádio MEC AM.
…………..
Fonte: EBC