terça-feira , 28 janeiro 2025
Acesse já

Festivais de Jazz no Rio de Janeiro são o destaque no Jazz Livre!

O Jazz Livre! desta terça (01) fala sobre um dos berços do jazz no Brasil: os festivais. E o Rio de Janeiro recebe e promove vários festivais que já são tradição e que também renovam o cenário do jazz. A seleção musical fica por conta das participações especialíssimas dos músicos convidados, sejam eles ícones do jazz ou ainda talentos menos conhecidos.

Realizada em 2001 e 2002 nas praias de Rio das Ostras, o Projeto Rio das Ostras Instrumental foi a série de apresentações mensais que deu origem ao Festival de Rio das Ostras. A receptividade do público foi tão boa, e a quantidade de turistas na cidade aumentou tanto, que a iniciativa também cresceu. O caminho escolhido foi apostar em uma programação de alto nível, que atendesse ao público local e incrementasse o turismo.// O primeiro Festival, aconteceu em 2003 com a participação de Nuno Mindelis, Blues Etílicos, Baseado em Blues, Yamandu Costa e Kenny Brown, entre outros grandes nomes. O Festival atraiu um grande público para as jam sessions e para os palcos montados nas praias da região.

Já o Bourbon Festival Paraty chegou a sua nona edição em 2017. O evento aconteceu de 9 a 11 de junho deste ano, com shows gratuitos ao longo de toda a programação. Considerado um dos eventos mais importantes dentro do calendário artístico, cultural e turístico da cidade, o projeto cresceu e alcançou grande sucesso. Depois de 8 anos de existência, com público que atingiu cerca de 30 mil pessoas e ocupação hoteleira máxima, o Festival manteve seu patamar de qualidade e trouxe convidados muito especiais. Em 2017, sua nona edição, o Bourbon Festival trouxe atrações internacionais como Wallace Roney Quintet, Joe Louis Walker e Gregoire Maret e os brasileiros Mestrinho e seu acordeon, os baixistas Pipoquinha e Thiago Espírito Santo, e a Hammond Grooves.

O Festival do Porto aconteceu durante todo o ano de 2015 e movimentou a zona portuária do Rio de Janeiro, área recém-revitalizada, em sua primeira edição. O evento múltiplo de música, gastronomia e capacitação trouxe uma ampla programação cultural gratuita da cidade. Em todo último sábado do mês, a partir do dia 31 de janeiro de 2015, espaços públicos e praças da área recebem artistas consagrados como Leo Gandelman, Blues Etílicos, Taryn Spilzman e Mauro Senise.

E o nosso último evento em destaque é o Brasil Jazz Fest. Sob curadoria do jornalista, crítico e escritor Zuza Homem de Mello, do músico e produtor musical Zé Nogueira, e do produtor Pedrinho Albuquerque, o Brasil Jazz Fest foi criado originalmente em 1985 pelas irmãs Sylvia e Monique Gardenberg. O festival ocupa as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e é o original Free Jazz. A programação já contou com as presenças do pianista Herbie Hancock e o saxofonista Wayne Shorter, dois dos remanescentes do célebre quinteto de Miles Davis nos anos 1970, o grupo americano The Cookers, o quarteto do saxofonista porto-riquenho Miguel Zenón, além dos trios do pianista norueguês Tord Gustavsen e do brasileiro André MehmariI. Somado a isso, destaque para um concerto especial com Wynton Marsalis e a Jazz at Lincoln Center Orchestra.

Você pode e deve contribuir com o Jazz Livre!: envie sua sugestão para a CAO, a Central de Atendimento ao Ouvinte, pelo telefone 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.

O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 23h, pela Rádio MEC FM; e quinta-feira, às 22h05 pela Rádio MEC AM.

…………..

Fonte: EBC

Comentários

comentários

Sobre Tabuleiro Carioca

Administrador do site Tabuleiro Carioca.

Verifique também

Urubu vira atração no bairro da urca, na zona sul do Rio.

Um urubu, chamado Chico, virou morador ilustre no bairro da urca, zona sul do Rio. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *