sexta-feira , 4 abril 2025
Acesse já

Movimento ‘Festejos Cariocas’ promove festa popular em São Cristóvão.

O sucesso da festa junina “Pois era noite de São João”, em junho, no Beco das Sardinhas, levou os organizadores a apostarem em um evento mensal para reviver a tradição de festas de rua do Rio. No sábado (22), será a ver do evento “Glorioso São Cristóvão”, que celebra “o bairro, o santo, o clube”, explicam os produtores – moradores do Centro e da Zona Portuária, fundadores do grupo “Festejos Cariocas”.

“A ideia do movimento ‘Festejos Cariocas’ é ser um ato político de ocupação do espaço público, mas também, de alguma forma, um ato cidadão. A intenção é buscar espaços históricos desconhecidos do público e realizar os eventos da forma como eram feitos antigamente“, explica Raphael Vidal, um dos organizadores.

Festas de rua temáticas serão realizadas uma vez por mês (Foto: Divulgação/Eduardo Sarmento)
Festas de rua temáticas serão realizadas uma vez por mês (Foto: Divulgação/Eduardo Sarmento)

 O evento na Rua da Igrejinha começa às 10h com uma aula pública sobre São Cristóvão, seguida de uma missa a céu aberto (veja a programação completa abaixo). O compositor Paulo César Pinheiro, célebre ex-morador do bairro, será homenageado. Os shows ficam a cargo da Orquestra de Atabaques Alabe Fun Fun & Obiri Kirin e de Marina Íris com a roda de samba do Bip Bip.

Às 17h, haverá um baile do projeto Pirarucu Psicodélico com Os Piras + Dibob, celebrando os ritmos do Norte, como carimbó, marujada, cumbia, merengue e siriá.

Assim como a festa junina que antecipou o Festejos Cariocas, na celebração a São Cristóvão haverá mistura entre tradição e modernidade com quermesse, quituteiras, cervejas artesanais e food trucks, além de rouparia, livraria e arte de rua.

“Todo mundo falava que o Morro da Conceição era onde se realizavam as melhores festas juninas nos anos 70. Pesquisamos e os jornais daquela época falavam justamente isso, então resolvemos mostrar a festa como era realmente antigamente. Daí depois tivemos a ideia de ampliar e fazer outras festas de rua tradicionais”, diz Raphael Vidal.

Quituteiras tradicionais revivem hábitos antigos das festas (Foto: Divulgação/Eduardo Sarmento)
Quituteiras tradicionais revivem hábitos antigos das festas (Foto: Divulgação/Eduardo Sarmento)

 Em abril, o grupo realizou a primeira festa temática, festejando o Dia de São Jorge. Segundo Vidal, foram 32 horas seguidas de festa com comidas, brincadeira, palhaços e artes. “Colocamos quituteiras tradicionais da região portuária ao lado de chefs, o que deu muito certo”, disse.

SERVIÇO

Glorioso São Cristóvão {Festejos Cariocas}22 de julho, 10h às 22h.Rua da Igrejinha – Praça Padre Séve , São Cristóvão

Ônibus gratuito circulará entre o metrô São Cristóvão e a festa, das 10h às 22h.

Programação
10h às 17h – Palhaçaria | Campeonato de Golzinho | Gincana | Jogos Populares de Tabuleiro12h às 22h – Quermesse | Comidinhas | Bebidinhas Moda | Artesanato | Ação Social com Defensoria Pública14h – Aula Pública sobre São Cristóvão15h – Missa a céu aberto celebrando São Cristóvão16h às 20h – Homenagem a Paulo César Pinheiro16h – Orquestra de Atabaques Alabe Fun Fun & Obiri Kirin17h – Marina Íris e roda de samba do Bip Bip cantam Paulo César Pinheiro

20h às 22h – Baile do projeto Pirarucu Psicodélico com Os Piras + Dibob | Ritmos do norte Carimbó, marujada, cumbia, merengue e siriá.

Fonte: G1

Comentários

comentários

Sobre Tabuleiro Carioca

Administrador do site Tabuleiro Carioca.

Verifique também

Urubu vira atração no bairro da urca, na zona sul do Rio.

Um urubu, chamado Chico, virou morador ilustre no bairro da urca, zona sul do Rio. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *