O inverno do Rio de Janeiro pode até não ser dos mais frios. Mas basta que os relógios marquem 20ºC para o carioca tirar os casacos do armário e, cada vez mais, substituirem a tradicional cervejinha gelada do happy hour pelos vinhos. Prova disso é a quantidade de eventos do setor que irão acontecer na cidade nas próximas semanas.
A partir desta sexta (21) até domingo (23), a Lagoa vai ser palco do evento Circuito do Vinho, ao lado do Lagoon. Na semana que vem, será a vez do Village Mall, na Barra da Tijuca, reunir várias vinícolas e lojas em seu deck aberto, no Village Wine Fest. Ainda no bairro, nos dias 29 e 30 de julho, os jardins do Cittá América recebem o Vini Bra Expo 2017. O Rio Wine and Food Festival, que está em sua quinta edição, acontece entre 21 e 27 de agosto.
“O evento surgiu com a ideia de simplificar o mundo do vinho, torná-lo descomplicado. As pessoas ainda têm medo por não entender muito, mas o consumo está crescendo muito no Rio e queremos tirar a ideia de que é uma bebida só para o inverno. É para o ano inteiro! Para esta edição, já temos 17 mil pessoas interessadas no evento no Facebook, então nossa previsão é de uma média de 3 mil pessoas por dia. Na nossa última, no shopping Boulevard Rio, tivemos 2 mil”, comemora Renata Brasil, organizadora do Circuito do Vinho.
Para Gabriel Palumbo, representante do Village Mall, o interesse dos cariocas pelo vinho sempre existiu, apesar de estar mais restrito a restaurantes e clientes com um potencial financeiro mais alto.
“Cerveja faz parte da rotina, do cotidiano do carioca. É mais natural para a gente. Mas o público do Rio é muito aberto a experiências e é isso que tentamos fazer sempre: levar o consumidor a experiências diferentes. Tivemos a ideia de fazer um evento de vinho no ano passado. Já faziamos, mas só degustações no nosso espaço vip. Resolvemos ampliar isso para todos”.
O evento que ocorre há mais tempo na cidade é o Rio Wine and Food Festival, que terá atividades em vários bairros e descontos em muitos restaurantes. Sérgio Queiroz, um dos idealizadores, atribui o aumento do interesse pelo vinho à grande mídia e à busca dos centros comerciais por alternativas para buscar os consumidores.
“Desde que recebemos esse ‘desafio’ de fazer algo para o setor no Rio, propusemos esse conceito de festival diferenciado, bem democrático. Fazemos desde degustações no Copacabana Palace a treinamentos e capacitação em comunidades pacificadas. Antes dificilmente você veria um vinho numa novela – hoje ele é assunto em programas mais populares. Temos vinhos sendo produzidos na Serra Fluminense, safras brasileiras cada vez melhores, nossos espumantes já emplacaram como os melhores do mundo… O vinho era uma bebida elitista, mas vem se democratizando, desconstruindo esse conceito. E, no Rio, especificamente, que é o território da cerveja, do chope gelado e da caipirinha, hoje você já sai e vê casais e grupos de amigos bebendo vinho”, destaca.
Serviço:
Circuito do Vinho
Onde: Lagoon – Av. Borges de Medeiros 1424
Sábado e domingo (22 e 23), das 13h às 22h
Entrada gratuita, com venda de vinhos em taça e em garrafa
Village Wine Fest
Onde: Shopping Village Mall – Av. das Américas, 3900
Quando: Sexta | 28/07 das 17h às 22h30
Sábado | 29/07 das 14h às 22h30
Domingo | 30/07 das 14h às 21h
Entrada gratuita
Vini Bra Expo
Onde: Cittá América – Av. das Américas, 500
Quando: Sábado (29) e domingo (30)
Entrada: R$ 75, com 2h30 de tour com degustação, horários às 13h, 15h e 17h
Rio Wine and Food Festival
Em vários locais da cidade e em vários dias
Confira agenda completa em www.riowineandfooddestival.com.br
…………..
Fonte: G1