O YouTube inaugurou, na manhã desta segunda-feira (7), na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o YouTube Space Rio, um espaço de 3 mil m² no qual os criadores do site poderão produzir conteúdo com uma alta qualidade de som e imagem em estúdios disponibilizados pelo site.
“Hoje é um dia especial porque marca a chegada do YouTube ao Rio de Janeiro. Isso significa um compromisso com o Brasil e com investimentos no Rio de Janeiro”, afirma Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil.
O diretor global do YouTube esteve no evento e ressaltou a importância da cidade como a “alma da criação audiovisual no país” e afirmou que o local é para ajudar a produzir conteúdo com mais estrutura.
“YouTube é para contar historias e dar espaços para quem quer contar estas histórias. Nosso espaço é para dar lugar para que estas histórias sejam contadas”, explica Lance Podell, diretor global dos YouTube Space.
Este é o maior espaço do YouTube para criadores no Brasil e estará disponível para aqueles que possuem mais de mil inscritos. Eles poderão se cadastrar no site do YouTube e reservar um horário nos três estúdios do local. O maior deles tem 180 m² e os dois menores, 70 m².
Além disso, os produtores poderão aprender mais sobre aspectos técnicos, como iluminação e filmagem. O local conta ainda com câmeras de cinema, câmeras que filmam em 360º e captação de áudio profissional.
Investimentos no Rio e no Brasil
O Google investe no ecossistema em torno do YouTube no país porque o Brasil é um dos cinco maiores mercados para o site, quando considerado o tempo de visualização. Entre a população população online brasileira, 95% acessa a plataforma pelo menos uma vez por mês. Segundo o Google, são 98 milhões de brasileiros conectados ao site.
“Nós temos feito investimentos estruturantes no Brasil nos últimos quatro anos. Mas vai muito além: estamos trazendo cabos submarinos para melhorar a conectividade. São investimentos que temos que fazer nessa hora”, explica Coelho.
Outros dados sobre o YouTube que se teriam motivado um investimento no Brasil e no Rio de Janeiro são:
- O YouTube tem mais de 94% de penetração nas classes A,B e C;
- 96% dos jovens com idade entre 18 a 35 anos acessam o YouTube.
O local inaugurado no Rio é segundo YouTube Space no Brasil. O primeiro, em São Paulo, funciona com um formato diferente e dividido com o Instituto Criar.
Os representantes da empresa afirmaram não receber incentivo ou investimento governamental para se instalarem na Zona Portuária do Rio.
Além do Rio de Janeiro, existem YouTube Spaces nas cidades de Tóquio, Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, Toronto, Mumbai, Berlim e São Paulo.
Uma praça central será usada em eventos de encontros de produtores de conteúdo. Uma sala de aula promete ser o local de aulas para os criadores dos canais.
Um dos cenários reproduz ambientes de locais do Rio de Janeiro, como bares, lojas de discos e galerias de arte, tendo ao fundo os Arcos da Lapa e o Corcovado e os paralelepípedos das ruas mais antigas.
Pequenos detalhes fazem a diferença. As capas de discos expostas do cenário da loja de vinis, por exemplo, foram criados por uma equipe de arte, para não ter problemas de direitos autorais.
Um camarim que pode ser usado por blogueiras de beleza também está entre as atrações.
Matheus Castro, do canal Castro Brothers, que existe desde 2007, afirma que o local oferece várias oportunidades.
“É uma série de possibilidades que, às vezes, o orçamento não permite. Quando você é caseiro, e você vê um lugar com essas oportunidades é sensacional”, diz Matheus.
Segundo ele, cada criador, ao longo do tempo, observará as possibilidades do que pode continuar a fazer em casa e o que pode ser feito com estrutura do YouTube Space.
………………….
Fonte: G1